23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

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Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DE METODOS DE AMOSTRAGEM APLICAVEIS A INDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

Resumo

A estimação de Índices de Preços ao Consumidor (IPCs) é geralmente realizada a partir de amostras de locais de compra e de produtos, podendo tais amostras ser consideradas como provenientes de uma população bidimensional. A Amostragem de Conglomerados (AC) é comumente usada nas pesquisas conduzidas para estimação de IPCs. A Amostragem Bidimensional (AB) pode ser uma alternativa conveniente em algumas situações de pesquisa. No contexto de IPCs, a AB seria o cruzamento de amostras de locais de compra com amostras de produtos. No entanto, essa metodologia (AB) é por vezes confundida com a AC, é pouco difundida, tem literatura escassa e poucos estudos empíricos sobre a variância de seus estimadores. A forma de construção de cadastros de locais de compra e de produtos no Brasil implica num processo de amostragem de locais (e depois, de produtos) que não corresponde exatamente ao método de Amostragem Conglomerada em 2 estágios (AC2). É neste ponto relacionado à amostragem que esse trabalho se propõe a contribuir, comparando um processo de AC com a AB para a seleção de locais e produtos a terem os preços coletados. Neste trabalho, tomamos a AC2 como o método ‘padrão’ contra o qual será comparada a alternativa da AB. A fonte de dados deste trabalho é proveniente do projeto World Food Programme. É uma base de preços composta por 15.606.420 registros que representam as 60 observações mensais, entre janeiro de 2012 a dezembro de 2016, de preços de 263 produtos selecionados em cada um dos 989 locais de compra elegíveis. Utilizaremos o software R. A comparação entre os planos amostrais será realizada calculando a variância do estimador do IPC a cada mês. Para isso, foram obtidas expressões aproximadas da variância do estimador do Índices de Preços de Laspeyres para cada tipo de amostragem. Como resultados apresentaremos valores das variâncias para cada cenário amostral estudado. A partir desses poderemos concluir em quais situações um plano é preferível em relação ao outro.

Palavras-chave

Amostragem Bidimensional, Amostragem Conglomerada, Índices de Preços ao Consumidor.

Área

Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas

Autores

Leiliane da Silva Oliveira, Pedro Luis do Nascimento Silva