23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O modelo Lindley-Weibull com proporção de cura: uma abordagem Bayesiana

Curso

Bacharelado em Estatística

Semestre/período

2/2016

RESUMO (Abstract)

Neste trabalho propomos um novo modelo de sobrevivência de longa duração denominado Lindley-Weibull com proporção de cura (LWcr). Consideramos que o evento de interesse pode ser causado por M diferentes fatores de risco latente. Assumimos que M segue uma distribuição Lindley discreta e o tempo de ativação do j-ésimo fator segue uma distribuição Weibull. Para a estimação dos parâmetros de interesse, desenvolvemos uma abordagem Bayesiana com distribuições a priori não informativas. Para obter as estimativas dos parâmetros com base em suas distribuições a posteriori, utilizamos métodos de Monte Carlos em Cadeias de Markov (MCMC). Com o objetivo de identificar possíveis observações influentes, utilizamos o método Bayesiano de análise de
influência de deleção de casos baseado na divergência. Como ilustração, aplicamos o modelo proposto a conjuntos de dados simulados e reais.
Análise de sobrevivência, distribuição Lindley-Weibull, modelo de sobrevivência de longa duração, proporção de cura, abordagem Bayesiana.

Área

Geral

Autores

PATRICIA GILAVERT FERNANDES