23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título da Mesa Redonda

EDUCAÇAO ESTATISTICA: URGENTE!

Resumo Geral da Mesa Redonda

Coordenada por Mauren Porciúncula (FURG), e com a participação de Chris Franklin (ASA), Denise Britz (ENCE) e Lisbeth Cordani (USP), esta mesa redonda tem como objetivo enaltecer a urgência da Educação Estatística em todos os níveis de ensino e em todos os países do mundo. A trajetória das palestrantes, suas ações no meio acadêmico, e em prol da comunidade onde se inserem, visam proporcionar uma socialização com os presentes, das possibilidades referente ao fazer Educação Estatística, e da urgência da abordagem dessa temática.

Nome do Palestrante 1 e Moderador / Título da Fala / Resumo

Mauren Porciúncula
Fomentadora da rede de educadores estatísticos brasileiros e internacionais, coordena esta mesa redonda, mais uma ação que vai ao encontro de seu propósito articulador desta comunidade acadêmica. Desenvolvedora de ações em prol da Educação Estatística, tal como o Programa LeME - Letramento Multimídia Estatístico, o qual leva a Estatística para cidadãos em vulnerabilidade social, traz para esta mesa, por meio de videoconferência, a participação de
Christine (Chris) Franklin,
Embaixadora Estatística do K-12, como membro da ASA. Professora aprosentada da Universidade da Geórgia e Professora Sênior Emerita em Estatística, ela é co-autora de dois livros didáticos de estatísticas introdutórias e já publicou mais de 50 artigos de revistas e capítulos de livros. Chris foi a escritora principal para as Diretrizes Pré-K-12 da American Statistical Association para o GAISE. Sua história de vida acadêmica, por si só, traduzem a urgência da Educação Estatística em todos os níveis de ensino e em todos os lugares do mundo.

Nome do Palestrante 2 / Título da Fala / Resumo

Denise Britz
Vem atuando na divulgação da Educação Estatística no Brasil em diferentes mídias. Seu envolvimento na graduação e pós-graduação de Estatísticos demonstram seu envolvimento com a Educação. Incentivadora, dentre outros Projetos, do Vamos Contar, do IBGE, contribuirá com esta mesa redonda compartilhando sua expertise na Educação de Estatísticos.

Nome do Palestrante 3 / Título da Fala / Resumo

Lisbeth Cordani
Palestrante convidada devido sua importante contribuição com a Educação Estatística. Entre outros aspectos, especificamente vem ministrando a Oficina "Estatística para Todos", formando professores, por onde o SINAPE é realizado, e em outros lugares. Conhecedora da história da Educação Estatística no Brasil, articulada com o contexto internacional, encerra a mesa redonda enfatizando a urgência da Educação Estatística.

Palavras-Chave

Estatística; Educação

Público-alvo

comunidade estatística (alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores da área)

Justificativa

A obviedade da pertinência de uma mesa redonda sobre a Educação Estatística no SINAPE pode ser exaltada, como uma temática de interesse dos participantes do SINAPE, pelo simples fato do compromisso social de todos os conhecedores de estatística de compartilhar esta importante competência com todos os cidadãos e discutir como esta habilidade pode ser desenvolvida por cada ser humano, para melhor viver.

Recursos

Todos os palestrantes estarão presentes no SINAPE.

Outras informações

Área

Geral

Autores

MAUREN PORCIUNCULA MOREIRA DA SILVA, Denise Denise Britz do Nascimento Silva, Lisbeth Kaiserlian Cordani