23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AUTORIA EM RELATORIOS DINAMICOS COM RMARKDOWN

Resumo Geral

Nesta oficina iremos aprender a produzir relatórios de forma rápida, elegante e de alta qualidade utilizando o RMarkdown. O RMarkdown é uma ferramenta de conversão text-to-HTML que permite a exportação/transformação de códigos R em saídas estáticas e dinâmicas, incluindo documentos do tipo HTML, PDF ou documentos do Microsoft Word, além de apresentações em slides, Dashboards entre outros.

Os relatórios em RMarkdown facilitam o compartilhamento de resultados de análises de dados, bem como, auxilia no processo de ensino/aprendizagem de estatística, possibilitando a perfeita conexão entre a teoria das técnica e métodos de análise de dados com sua aplicação prática. Além disso, o RMarkdown é uma importante ferramenta de automatização de relatórios permitindo a reprodução ou “reciclagem” de códigos e estimulando a reprodutibilidade de pesquisas científicas.

Trata-se de uma nova forma de trabalhar com códigos R que fornece um espaço para autoria e reprodutibilidade em ciência de dados.

Objetivos

Instrumentalizar estatísticos, pesquisadores e professores na produção relatórios, apresentações e páginas na internet utilizando o Rmarkdown.

Conteúdo Programático

1 - Gerar documentos em RMarkdown;
2 - Exportar esse documento para HTML, PDF e WORD;
3 - Trabalhar com bootstrap/templates no RMarkdown;
4 - Gerar uma apresentação em RMarkdown;
5 - Mostrar os erros mais comuns do RMarkdown e como superá-los.

Coordenador

Prof. Steven Dutt-Ross, UNIRIO

Palavras-Chave

RMarkdown, programa R, relatórios dinâmicos, RStudio

Público alvo

A oficina terá como público alvo toda a comunidade interessada em modernizar a forma de produzir relatórios, tornando-os dinâmicos e reprodutíveis.

Justificativa

O Rmarkdown fornece a possibilidade de criar arquivos HTML de forma intuitiva sem ser necessário o conhecimento de outras linguagens de programação, – como por exemplo: HTML, CSS, Javascript - que não seja a linguagem R. Os documentos do RMarkdown são totalmente reprodutíveis. Na prática, significa melhorar a visibilidade e a transparência dos trabalhos acadêmicos (reproducible research). Isso permite o processo colaborativo durante e depois da pesquisa. Desse modo, as análises de dados e as alegações científicas são publicadas junto com seus métodos, códigos e dados para que outros possam verificar as descobertas e construir novos conhecimentos sobre elas. Aprender a utilizar o Rmarkdown (ou ferramenta semelhante) será fundamental para a realização de pesquisas em um futuro próximo.

Recursos

Vamos solicitar o financiamento da viagem para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Outras informações

Os dois autores (Prof. Steven Dutt- Ross e Prof. Alexandre Sousa da Silva) vão apresentar a oficina em conjunto. Todavia, o sistema não permitiu colocar dois apresentadores ao mesmo tempo.

Área

Geral

Autores

STEVEN DUTT ROSS, ALEXANDRE SOUSA DA SILVA