23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título da Mesa Redonda

O ESTATISTICO NO MERCADO DE BIG DATA

Resumo Geral da Mesa Redonda

A sólida formação teórica do bacharel em estatística é um grande atrativo no mercado de trabalho, no entanto, o avanço na utilização de grandes bancos de dados exige uma formação adicional em computação e traz novos desafios gerenciais aos estatísticos. Como repensar currículo do profissional da estatística garantindo conteúdo teórico e acrescentando habilidades computacionais? Que tipo de formação adicional tanto as universidades como o mercado pode oferecer?

Nome do Palestrante 1 e Moderador / Título da Fala / Resumo

A ser definido

Nome do Palestrante 2 / Título da Fala / Resumo

A ser definido

Nome do Palestrante 3 / Título da Fala / Resumo

A ser definido

Palavras-Chave

Mercado de trabalho
Estatístico
Big Data
Comutação

Público-alvo

Alunos, professores e profissionais da área

Justificativa

O mercado está, cada vez mais, em busca de profissionais com domínio da estatística, mas, ao mesmo tempo, que tenham conhecimentos avançados em programação, seja em R, Python, SAS ou outras linguagens. O conteúdo programático do Bacharelado em Estatística já é extenso e já prevê uma certa carga de computação, no entanto, parece não haver muito espaço para disciplinas mais aplicadas com grandes volumes de dados durante a graduação, envolvendo tanto estatística como computação. A ideia desta mesa redonda é discutir de que maneira os professores de computação, de estatística e profissionais do mercado podem pensar num programa para oferecer capacitação mais avançada nessa área de Big Data/Analytics aos estatísticos.

Recursos

O CONRE-3 arcará com as inscrições e transporte dos participantes. Pedimos que a atividade seja realizada no começo da tarde (em torno das 14h) para facilitar a participação de quem vai chegar de manhã e voltar à noite.

Outras informações

Conforme combinado, estamos preenchendo esse formulário como forma de indicar nossa intenção de montar uma mesa redonda. O CONRE-3 realizará a primeira plenária do ano com a nova diretoria em 10/01/2018, quando discutiremos mais detalhes sobre essa mesa redonda. Enviaremos os detalhes na próxima semana.

Área

Geral

Autores

DORIS SATIE M FONTES