23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTATISTICA EM GENETICA

Resumo Geral da Sessão Temática

Atualmente as técnicas laboratoriais em genéticas avançaram velozmente, impulsionadas por uma quantidade cada vez maior de novos tipos de conjuntos de dados como a 3ª geração de marcadores genéticos (SNPs), a seqüência de DNA de numerosos organismos, a informação de declaração genética (perfil de transcrição) e uma quantidade crescente de conhecimento sobre a função dos genes.

E assim, a genética estatística se dinamiza em uma estrutura multidisciplinar envolvendo bioinformática, biomatemática, biologia, epidemiologia e genética, direcionada a novos desenvolvimentos como métodos de análise de ligação, testes de associação alélica, análise de dados de matriz de indicação de genes, análise de sequência, genômica comparativa, reconstrução de árvores filogenéticas, entre outros.

Neste contexto, novos desafios estatísticos vêm surgindo a medida que as técnicas laboratoriais avançam, apontando para o importante papel desempenhado pelos estatísticos no planejamento e análise de estudos genéticos.

A proposta desta atividade é abordar tópicos de genética atuais e seus desafios em termos de métodos e modelos estatísticos.

Nome do Palestrante 1 e Moderador / Instituição / Currículo / Título da Fala / Resumo da fala

Membro do Núcleo de Análise Genômica do Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática (LGMB) do Hemocentro de Ribeirão Preto – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, coordenado por prof. Dr Wilson Araújo da Silva Junior, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/ http://lattes.cnpq.br/8655277884027052 / Aspectos em Genética /Resumo da fala será enviado posteriormente.

Nome do Palestrante 2 / Instituição / Currículo / Título da Fala / Resumo da fala

Prof. Dr. Houtan Noushmehr do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/ http://lattes.cnpq.br/4296174933456128 / Metodos em epigenética/ Resumo da fala será enviado posteriormente.

Nome do Palestrante 3 / Instituição / Currículo / Título da Fala / Resumo da fala

Membro do grupo do prof. Dr Luis Milan da Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos/ http://lattes.cnpq.br/7435391829973844/ / - Desafios em genetica estatistica. Especialista modelagem em genetica/ Resumo da fala será enviado posteriormente.

Palavras-Chave

genetica, genoma

Público alvo

alunos de graduação e pos graduação

Justificativa

Novos desafios estatísticos vêm surgindo a medida que as técnicas laboratoriais genéticas avançam, apontando para o importante papel desempenhado pelos estatísticos no planejamento e análise de estudos genéticos.

Recursos

Todos os palestrantes solicitarão Auxilio FAPESP e os convidados e da FMRP solicitarão auxilio FAEPA.

Outras informações

Os resumos serão enviados posteriormente

Área

Geral

Autores

gleici castro perdona, Wilson Araujo da Silva Junior, Houtan Noushmehr