23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A ANALISE DE UM SISTEMA DE FILAS COM TROCAS UTILIZANDO DIVISAO EM BLOCOS

Resumo

Atualmente, há vários modelos analíticos de filas que são frequentemente empregados para representar os sistemas de filas nos caixas de supermercados. Como objetivo central está estimar o tempo de espera dos clientes na fila dos caixas, informação importante para tomada de decisões gerenciais. Uma ocorrência muito comum, não só em supermercados, é existir a troca de filas por parte dos usuários. Existem poucos modelos que consideram a troca e, quando o fazem, são para poucas filas (pequenos sistemas de filas). Estes devem ser comparados, em eficiência de previsão do tempo de espera na fila, para outros modelos que são frequentemente utilizados.
Para analisar e comparar o desempenho desses modelos, um estudo de caso foi realizado em uma empresa do interior paulista. Com as informações e os dados do estudo de caso foi possível comparar os resultados do modelo com trocas em relação aos outros modelos utilizados para previsões. Como resultado, verificou-se que o modelo que melhor representou o sistema real foi o modelo de filas com trocas.
Os resultados ressaltam que, possivelmente, o modelo com trocas é mais realista e eficiente para situações em que os clientes têm este comportamento. Contudo, este modelo apresenta problemas de capacidade computacional quando se pretende utilizá-lo com um número maior de filas. Isto ocorre devido ao fato de que, para acrescer as trocas, esta situação leva à um sistema de equações de balanço com dezenas de milhares de equações, o que não é determinado. Este trabalho traz então outra possibilidade, uma aproximação que permite, por meio da divisão em blocos menores de filas paralelas, utilizar maiores sistemas de filas compostos por blocos, ampliando a capacidade de análise do sistema de filas com trocas.

Palavras-chave

modelo de filas com trocas, limitação de filas, desempenho de sistema.

Área

Estatística Aplicada em Engenharia e Ciências Exatas

Autores

José Gilberto S. Rinaldi Gilberto Rinaldi, Luiz Carlos Benini Carlos Benini