23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM ESTATISTICA: UM ESTUDO USANDO GRUPO FOCAL E METODOLOGIA DELPHI.

Resumo

Embora o conhecimento da Estatística esteja intensamente ligado tanto à formação de um profissional consciente e capaz de ler o mundo, quanto consciente do processo de desenvolvimento de uma pesquisa, percebe-se que os graduandos e pós-graduandos das áreas da Saúde, Biológica, Humanas e até mesmo das Exatas, iniciam a disciplina de Estatística desmotivados e considerando que os conhecimentos a serem adquiridos não são relacionados à sua área de formação e muitas vezes a finalizam sem clareza de como vão utilizá-los na prática. Isto se deve à distância existente entre o conjunto de conceitos e pressupostos teóricos da área da Estatística e os necessários aos que precisam ou pretendem utilizá-los nas suas pesquisas ou na sua vida profissional. Entre eles, o destaque para a utilização de dados reais a partir de problemas relacionados à área do estudante, a coleta e análise de dados com programas computacionais, a redução do formalismo matemático , a ênfase à interpretação e visualização de dados e à realização de projetos. No entanto, ainda existe um grande hiato entre estas reflexões e pesquisas que levam a novas propostas metodológicas e a prática mais usual nas salas de aulas no Ensino Superior brasileiro.Assim, percebe-se que pelo menos duas questões relacionadas à aprendizagem de Estatística precisam ser melhor respondidas ou consensuadas entre os professores de Estatística para ampliar o seu alcance na comunidade de docentes: i) quais os conceitos e habilidades essenciais a um estudante e profissional de uma área não exata; ii) como avaliar esta aprendizagem baseada em novos paradigmas. Este artigo apresenta alguns resultados e reflexões a respeito destas questões a partir da utilização de duas metodologias qualitativas aplicadas a docentes de Estatística, com vistas a identificar caminhos que possam avançar o diálogo entre os professores dos denominados cursos de serviços.

Palavras-chave

Educação Estatística Avaliação Método Delphi Grupo focal

Área

Educação Estatística

Autores

Maria Tereza Serrano Barbosa, Alessandra Victor Nascimento Rosa, Luciane Souza Velasque, Andreza Silva Oliveira, Flavia Varriol Esteves