23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UMA CARACTERIZAÇAO DOS ALUNOS EVADIDOS NO CURSO DE ESTATISTICA – UFSCAR

Resumo

A evasão nos cursos de graduação de Estatística oferecidos nas diferentes instituições de ensino superior, segundo dados do Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), atinge valores bem acima do desejado. No caso do Curso de Estatística da UFSCar o percentual de evasão tem se mantido em torno de 50% nos últimos anos. Este percentual é ainda considerado alto, porém inferior aquele observado na maioria dos outros cursos de Estatística do país.

Fernandes, et all (2016) verificaram que a evasão da UFSCar ocorre basicamente nos três primeiros semestres do curso e que cerca de 70% dos alunos evadidos não haviam obtido aprovação nas disciplinas básicas do primeiro semestre do curso (Cálculo Diferencial e Integral 1 e Geometria Analítica).

O baixo desempenho acadêmico, porém, pode não ser o único elemento que leva a evasão dos alunos. Neste sentido, este trabalho busca apresentar uma caracterização dos alunos evadidos na UFSCar no período de 2006 a 2017. Para isso um questionário foi utilizado, enviado e respondido por uma parcela de alunos evadidos neste período. Apesar do retorno destes questionários não ter sido o esperado, foi possível por meio de análises descritivas e exploratórias, Moretin e Bussab (2005) e de uma análise fatorial de correspondências múltiplas, Lebart, Morineau e Piron (1995) estabelecer uma caracterização dos alunos evadidos.

Palavras-chave

Evasão, Ensino, Estatística

Área

Educação Estatística

Autores

Mariana Pavan Ióca, Bruno Gameiro Bailly, Clézio Lopes Cardoso, Maria Luiza Matos Silva, Thaís Maíra Gonçalves de Lima, Pedro Ferreira Filho