23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

INDICADORES DE MONITORAMENTO DAS METAS DA EDUCAÇAO BASICA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇAO: COMPARAÇAO DE ESTIMATIVAS UTILIZANDO A PNAD E A PNAD CONTINUA NOS ANOS DE 2012 A 2015

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de contribuir para avaliação da comparabilidade da série histórica dos indicadores de educação básica do Plano Nacional de Educação (PNE) que se utilizam de fontes de dados do IBGE.
Nesse sentido, este estudo traz uma análise comparada, no tempo e em diferentes domínios geográficos, das estimativas de alguns indicadores educacionais calculados com base nos dados da PNAD e da PNAD Contínua entre 2012 e 2015, período em que as pesquisas amostrais foram a campo em paralelo.
Para tanto, faz-se uma breve apresentação do PNE, seus indicadores e fontes de dados e, em seguida, uma apresentação da PNAD e PNAD Contínua, em particular de suas principais diferenças. Passa-se então à análise comparativa dos indicadores educacionais do PNE passíveis de estimação a partir dos dados das duas pesquisas, no período de 2012 a 2015.
Em geral, no período analisado, as estimativas obtidas a partir da PNAD Contínua para os domínios geográficos avaliados mostram estimativas ligeiramente melhores do que as obtidas com a PNAD. Se em nível Brasil, as diferenças nas estimativas de alguns Indicadores se encaixam dentro dos intervalos de confiança, para domínios geográficos mais granulares essa realidade pode não se verificar.
Os resultados encontrados são importantes na análise da série histórica ao longo dos anos 2000 e para os próximos anos, pois, como discutido ao longo da análise, as diferenças entre as estimativas podem decorrer de aspectos metodológicos e não por qualquer outra suposição que se possa fazer com relação a um possível impacto da ação governamental.
Sendo assim, considerando o exposto, espera-se que o esforço deste trabalho tenha fornecido subsídios para auxiliar no
monitoramento consistente das metas do PNE, permitindo apreciar eventuais descontinuidades na trajetória dos indicadores, atribuindo-as, eventualmente, à questões de natureza metodológica.

Palavras-chave

Indicadores educacionais; PNE; PNAD; PNAD Contínua;

Área

Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas

Autores

Natalia Raquel Souza Pires, Paulo Martino Jannuzzi